PROGRAMA
Auditório Parque Exposições de Aveiro - 13.11.2009.
- Eng.º Carlos Santos – Vice-Presidente da C. M. Aveiro.
- Dr. Elísio Amorim Carneiro – Presidente da A. F. Aveiro
24h00 – Encerramento
Das intervenções feitas registam-se as seguintes ideias:
Na sessão de Abertura o Dr. Elísio Carneiro, Presidente da AFA – Deu as boas-vindas a todas os presentes, dizendo que era uma grande honra ter oportunidade de receber pessoas tão ilustres do mundo do futebol, designadamente os prelectores Prof. Nelo Vingada, cujo invejável currículo era por demais conhecido de todos e a Dra. Dulce Gil especialista em Nutrição com um vasto currículo na área da formação e ao serviço de clubes como F.C. Porto, Boavista F. C. , etc, assim como o Presidente do Núcleo, Manuel Pinho e o Vice-presidente da ANTF, Manuel Sousa, bem como de outros treinadores de méritos reconhecidos e agentes desportivos que se encontravam na plateia.
O colóquio era uma organização conjunta da AFA e do Núcleo de Treinadores e inseria-se nas comemorações do 85.º Aniversário da associação. Por isso, aproveitava para agradecer ao Núcleo e ao Prof. Manuel Sousa toda a colaboração prestada, bem como aos dirigentes e colaboradores da AFA todo o empenho e dedicação, e à Câmara Municipal de Aveiro o apoio dispensado. Por último, queria agradecer aos Prelectores a sua disponibilidade para aceitar o convite formulado e, de um modo particular, ao Prof. Nelo Vingada que fez um grande esforço para estar presente, uma vez que tinha acabado de chegar de uma viagem e na próxima madrugada voltava a partir para o estrangeiro.
Eng.º Carlos Santos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro - Começou por agradecer o convite, deu as boas-vindas a todas os presentes, e que era uma grande honra terem escolhido o concelho para realizar um Colóquio que reputava de vital importância para o desenvolvimento do futebol.
Seguidamente fez referência ao Desenvolvimento Desportivo do Concelho e ao Plano Estratégico, tendo em atenção a importância do desporto na qualidade de vida das sociedades modernas - O Desporto constitui um pilar essencial para quem quer ter uma vida saudável. A C. M. Aveiro criou um Regulamento Desportivo do qual fazem parte os contratos-programa de desenvolvimento desportivo. Entre os vários requisitos a considerar para aprovar os contratos apresentados pelos clubes, valoriza-se bastante aqueles que têm a enquadrar as suas várias equipas técnicos devidamente habilitados e credenciados, factor determinante para proporcionar uma boa formação desportiva, cultural e social dos jovens. Aproveitava a oportunidade para realçar o importante investimento que a A. F. Aveiro tem feito na área da formação dos treinadores e outros agentes desportivos.
Dra. Dulce Gil, - Nutrição no desporto versus vida saudável. A salientar: A alimentação é um marco essencial para o desenvolvimento da criança. A importância da alimentação no exercício físico. Tem como base na saúde física, psíquica e emocional.
Actualmente, embora seja tudo melhor a nível de infra-estruturas e equipamentos desportivos o papel do treinador é menorizado. Durante a semana continua a desempenhar o seu papel; mas, quando chega ao fim-de-semana o protagonismo é dado aos árbitros, empresários, comentadores desportivos, etc.
Paradoxalmente, o treinador actual está mais documentado, mais dotado culturalmente e tem uma visão prospectiva, mas está mais manietado.
Actualmente, não são ouvidos na calendarização e planificação, mas depois sofrem as consequências com as alterações do ciclo de trabalho com a marcação de jogos à 6.ª, sábado, domingo, segunda, etc, (é preciso regulamentar a exemplo do que sucede noutros países desenvolvidos) para satisfazer interesses de grandes empresas e patrocinadores. Os próprios presidentes dos clubes, das associações e federações não decidem nada sobre esta matéria. Pela sua parte, vê com alguma reserva o futuro do futebol e é preciso urgentemente inverter o rumo deste estado de coisas.
Recordou a sua passagem pelas selecções nacionais, o apuramento regular para as fases finais das competições e os títulos conquistados. Infelizmente hoje, são conhecidas as dificuldades para constituir as selecções em virtude do elevado número de estrangeiros a militar nas próprias equipas jovens dos clubes, e, como é óbvio, depois reflecte-se nas dificuldades de recrutamento para a própria Selecção Nacional “A”.
Na década de 80/90 a A. F. Aveiro com a criação do seu Gabinete Técnico (da qual fazia parte Manuel Sousa aqui presente) foi pioneira e apontada por Carlos Queiroz como um exemplo a seguir pelo excelente trabalho desenvolvido ao nível da formação de treinadores e de jogadores de reconhecido valor no panorama desportivo nacional e internacional, (lembrando o nome de alguns, um dos quais presente Luís Miguel, Campeão do Mundo 1991). Portanto, é preciso recuperar essa dinâmica e essa mística a nível nacional para que se possa retomar o rumo de outrora e atingir os resultados ambicionados.
Finalmente lançou a ideia de se organizar um Congresso Nacional para debater e discutir esta problemática e encontrar as melhores soluções tendo em vista um futuro melhor para o futebol.
Manuel Pinho, Presidente Núcleo – Agradeceu a todas as entidades e filiados que apoiaram ou colaboraram com o Núcleo nas actividades desenvolvidas, designadamente às Câmaras Municipais de Aveiro, da Feira e Oliveira de Azeméis, às Juntas de Freguesia de Oliveira de Azeméis, S. J. Madeira, Lourosa, Lamas e Feira, à A. F. Aveiro, U. D. Oliveirense, C. D. Feirense, ANTF e empresas. Por último, manifestou a disponibilidade do Núcleo para colaborar na organização de actividades que pretendam levar a efeito no futuro e agradeceu a participação de todos e, de um modo muito especial, aos prelectores de reconhecidos méritos e prestígio que corresponderam ao convite formulado. Finalmente agradeceu a todos os órgão de comunicação social a divulgação e cobertura da actividade do Núcleo e em particular do Programa do Colóquio “Contributos para um futebol Melhor”.
Por último, apresentou os Parabéns à AFA pelo seu 85.º aniversário, bem como a disponibilidade do Núcleo para colaborar noutras iniciativas.
Aos Prelectores foram oferecidas lembranças alusivas ao evento pela A. F. Aveiro e distribuídos certificados de participação a todos os presentes, pelo Núcleo de Treinadores.