quarta-feira, 2 de junho de 2010

XIII GALA NÚCLEO TREINADORES, SANTA MARIA DA FEIRA, 29/05/2010

XIII Gala do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro



O Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Aveiro realizou a sua XIII Gala, no passado sábado (29/5/2010), na cidade de Santa Maria da Feira.
A XIII Gala de Treinadores de Futebol reuniu uma significativa quantidade de altas figuras, ligadas ao mundo do futebol, Ludovic (jogador do Feirense), Rodrigo Nunes (presidente do Feirense), Vermelhinho (ex. Jogador F. C. Porto), Henrique Nunes (Treinador do Arouca), Dr. Elísio Amorim Carneiro (Presdente A. F. Aveiro), Silveira Ramos (Presidente da ANTF), Vítor Urbano (Vice-presidente da ANTF), Manuel Sousa (vice-presidente da ANTF), António Oliveira (Vice-presidente da ANTF), Mestre José Neto, Francisco Chaló, Carlos Pinho (presidente do Arouca), Fernando Vinagre (ex-Secretário Geral da A. F. Aveiro), Arquitecto João Soares (Rep. Câmara M. Feira) Governador Civil de Aveiro, Sr. José Mota, além da direcção do Núcleo de Aveiro, presidida por Manuel Pinho.

Participaram cerca de uma centena e meia de pessoas entre treinadores, outros agentes desportivos e convidados. O encontro serviu para homenagear e atribuir prémios a cerca de 50 treinadores e outros agentes que se destacaram nas épocas 2008/2009 e 2009/2010 (alguns das classificações desta época ainda não estão definidas. Por isso, os respectivos prémios serão atribuídos numa assembleia geral a

realizar oportunamente).
A apresentação dos galardoados, esteve a cargo do jornalista Jorge Costa.

Programa

20H00 – Início do Jantar da Gala - Restaurante Europa, Zona

Industrial do Roligo, Espargo, S. M. Feira

21H30 – Espaço Musical: Libartoni

22H00 – Distribuição de Prémios – Épocas: 2008/09 e 2009/10

23H30 – Intervenções das Entidades Oficiais

24H00 – Espaço Musical: Libartoni

00H30 – Encerramento

Resumo das intervenções feitas pelas Entidades na Cerimónia de Encerramento:

Manuel Pinho, Presidente da Direcção do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro, referiu que, este tem cerca de três centenas e meia de associados. Por isso, o distrito de Aveiro é um dos distritos com maior número de filiados na ANTF, o que lhe confere um peso substancial no movimento associativo de classe e no contexto sócio desportivo que ninguém de bom senso terá a ousadia de subestimar.

Depois de fazer um breve balanço da actividade desenvolvida apelou à unidade e participação da classe nas iniciativas do Núcleo.

Era um homem feliz, mas não se esquecia de lembrar que o êxito da festa tinha muito a ver com a participação e trabalho de todos os membros da sua direcção.


“O distrito de Aveiro, é daqueles que têm no seu seio um conjunto de técnicos de reconhecido valor.

Aproveitando a presença dos dirigentes dos clubes, apelou também para uma maior aposta nos Técnicos do distrito, porque somos dos distritos com melhor qualidade.

Seguidamente, apresentou à nova direcção da ANTF, recentemente eleita e aqui representada pelo Presidente Prof. Francisco Silveira Ramos e pelos Vice-presidentes, Manuel Sousa, Vítor Urbano e António Oliveira as maiores felicidades para o novo mandato, esperando que seja dada à associação uma nova dinâmica, colocando o Núcleo ao seu dispor para colaborar e apoiar naquilo que for necessário.

“O Núcleo não dispõe de meios financeiros para custear uma organização desta envergadura. Assim, queria agradecer, reconhecidamente, às entidades que nos apoiaram nesta organização para que ela fosse uma realidade: à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, à Associação Nacional de Treinadores de Futebol, à A. F. Aveiro, ao Sr. Governador Civil de Aveiro e às empresas e firmas do distrito que nos deram o seu apoio e patrocínio”.

Arquitecto João Soares (Representante C. M. Feira) com um dos anfitriões da cerimónia mostrou-se satisfeito e felicitou o Núcleo pela excelente gala.
Felicitou os galardoados, pois quando se recebe um prémio é sinal de reconhecimento pelo trabalho realizado. Aproveito ainda para deixar uma palavra de apreço à direcção do Núcleo e agradecer o facto de terem escolhido a cidade de Santa Maria da Feira para a realização de tão importante evento”.

Mestre José Neto recebeu em representação do Manuel José o prémio “Mérito Especial”, aproveitando para elogiar a carreira deste grande treinador. Falando em nome dos galardoados felicitou a Direcção do Núcleo pela organização da Gala e institucionalização dos prémios, o qual é pioneiro e único no país e um exemplo a seguir, agradecendo ao Júri a atribuição dos troféus que reputa de vital importância pedagógica para moralizar o futebol, bem como um incentivo e motivação para os clubes, dirigentes e técnicos que vêem o seu trabalho reconhecido pelo grande contributo dado para o desenvolvimento do futebol distrital e nacional.

Elísio Amorim, presidente do organismo máximo do futebol aveirense, disse em defesa do futebol amador: “A grande projecção do futebol português no mundo fica a dever-se em parte aos treinadores que trabalham na sombra e encontram a sua grande base nas camadas jovens, como se pode constatar pelos títulos conquistados no distrito pelos muitos técnicos”. Apontou ainda o exemplo de clubes só com escalões de formação, como sucede com alguns dos presentes. Na pessoa dos presidentes dos clubes presentes aproveitava para saudar e homenagear todos aqueles que se dedicam benevolamente a esta nobre causa. Seguidamente, felicitou todos os galardoados pelos prémios recebidos com todo o mérito. Em representação do Presidente da FPF, Dr. Gilberto Madaíl, justificou que a sua ausência se devia ao facto de, há mesma hora, estar a ser homenageado na C. M. Covilhã enviando uma mensagem de saudação e votos dos maiores êxitos para o evento.

Prof. Silveira Ramos, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, recentemente eleito, começou por dizer que, se sentia muito honrado por ter sido em Aveiro que teve o seu primeiro acto público, pois foi neste distrito que fez grande parte do seu percurso como formador dos Cursos de treinadores, onde foi sempre muito bem acolhido e, por isso, estabeleceu relações de grande amizade que se têm vindo a cultivar e a reforçar ao longo dos tempos. Felicitou o Núcleo pela realização da sua XIII gala, considerando-o um exemplo a seguir, pois este é o caminho a seguir e vai desenvolver esforços para que nos outros distritos existam estruturas idênticas.

“Isto é uma realização que honra a classe dos treinadores, que tem 60 profissionais a treinar no estrangeiro. Temos em Portugal os melhores treinadores do Mundo, porque há muito investimos na sua formação. Portanto, seria justo realçar a visão estratégica do Estado, da Federação, das associações distritais, da nossa associação de classe e também a colaboração das autarquias. Quando muitas federações a nível europeu ainda não tinham formação organizada, Portugal já tinha a formação de treinadores estruturada em 4 níveis, e a respectiva regulamentação para o exercício do cargo.

Terminou felicitando todos galardoados, salientado o facto de ter sido atribuído o galardão de melhor Dirigente do Ano ao Presidente da A. F. Aveiro, Dr. Elísio carneiro, pois se pertencesse ao Júri também lhe daria o seu voto porque é justo e merecido pelas qualidades e competências que lhe reconhece e pelo bom trabalho desenvolvido na sua associação.

Prof. Manuel Sousa – Fez o elogio do último galardoado, Dr. Gilberto Madaíl, presidente da FPF. Depois de fazer um breve resumo do seu inicio no movimento associativo, designadamente quando e como entrou para A. F. Aveiro, bem como o excelente trabalho desenvolvido, o qual mereceu a atenção e despertou o interesse dos seus pares, destacou as partes mais significativas do seu currículo à frente da FPF: Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPF, entre 1992 e 1996. Em Março de 1996, foi eleito Presidente da Direcção da FPF, dando um novo e importante impulso ao organismo que tutela o Futebol Nacional.


Durante a sua presidência, a UEFA confiou a Portugal a organização de cinco competições internacionais, nomeadamente, a fase final do Campeonato da Europa Sub-17 (Viseu e Vila Real, 2003), o inesquecível Euro 2004, o Campeonato da Europa Sub-21 de 2006, e o Europeu de Futsal de 2007, além da realização, no Estádio José de Alvalade, do jogo decisivo da Taça UEFA, época 2004/05.

Em termos desportivos, conta no ‘currículo’ com quatro apuramentos para fases finais de Europeus (Inglaterra 96, Bélgica/Holanda 2000, Portugal 2004 e Áustria/Suíça 2008) e duas participações em Mundiais (Coreia/Japão 2002 e Alemanha 2006, África do Sul 2010). Ao nível de Futebol Jovem, pode orgulhar-se dos quatro títulos conquistados pelas Selecções Nacionais Sub-18 (1999), Sub-17 (2003) e Sub-16 (1996 e 2000), além de muitos outros lugares de honra.

No plano internacional, já é uma figura incontornável nos principais organismos reguladores do Futebol Mundial, FIFA e UEFA. Assim, faz parte, desde Maio de 2004, do Comité Executivo da UEFA, primeiro como membro cooptado e, desde, Janeiro de 2007, como membro eleito. Integra igualmente, na qualidade de Presidente, a Comissão das Equipas Nacionais e, como Presidente-Adjunto, a Comissão de Futebol Junior e Amador.

Na FIFA, é membro da Comissão organizadora do Campeonato do Mundo e da Comissão das Federações.

Os Treinadores sabem ser gratos e reconhecer aqueles que, pelas mais diversas formas se distinguem ao serviço do futebol e do desporto. Por isso, esta modesta organização como é o Núcleo de Treinadores de Aveiro com a atribuição deste troféu está a fazer o que é devido e merecido por este vulto do futebol e do desporto nacional.

Mas o desafio que queria lançar era o seguinte: Com esta brilhante folha de relevantes serviços prestados ao futebol português e ao país, está na hora do Poder Político, do Estado, das Instituições Desportivas, Agentes Desportivos e dos adeptos em geral lhe prestar a justa e merecida homenagem pelo muito que tem feito pelo desporto e por Portugal.

O Núcleo e penso que poderia falar por muitos dos presentes, designadamente, os Treinadores estão disponíveis para integrar uma Comissão Organizadora para a levar a efeito. O desafio está feito, aguardamos que as instituições, algumas delas aqui tão bem representadas respondam e se associem à iniciativa.

Em sua representação vai receber o Troféu o Sr. Presidente da AFA, Dr. Elísio Carneiro, a quem peço para que lhe transmite os votos de boa sorte extensivos a toda a Comitiva da Selecção Nacional para o Mundial 2010, os quais, me atrevo a dizer que são o sentimento de todos os presentes.

Governador Civil de Aveiro, Sr. José Mota – Começou por saudar todos os presentes, agradecer o Convite que lhe fizeram e dizer que se sentia muito honrado por estar presente num evento que reputava de vital importância pedagógica para moralizar o futebol e o desporto. Não era treinador, mas há muito que acompanhava o fenómeno desportivo e reconhecia o papel importante que os treinadores desempenham no futebol e, sobretudo, a função social na formação integral dos jovens. Por isso, estava muito satisfeito por estar no meio dos treinadores e de outros agentes desportivos. O distrito tem grandes treinadores, como se pode verificar pelos aqui presentes, com excelente trabalho feito a nível distrital, Nacional e internacional. Aliás, quem andam por esse mundo fora sabe como Portugal é apreciado e tão conhecido, pelos brilhantes trabalhos e títulos conquistados por Treinadores como José Mourinho, Manuel José, Henrique Calisto, etc, etc. que tem feito uma promoção e dado uma visibilidade do nosso país nunca antes vista.

Depois de reiterar as felicitações e parabéns dos anteriores oradores aos galardoados da noite, concordou com o desafio feito pelo vice-presidente da ANTF, Manuel Sousa no que diz respeito à organização de uma justa e merecida homenagem ao Dr. Gilberto Madaíl, pois conhecia-o há muitos anos, era seu amigo, sabia o seu trajecto e, portanto, corroborava que ele tem uma folha de relevantes serviços prestados ao futebol português e ao país que muito dificilmente haverá alguém que se aproxime deste feito. Por isso manifestava a sua disponibilidade para colaborar com a iniciativa, em parceria com o Núcleo, a A. F. Aveiro, e outros agentes desportivos que se queiram associar para promover e organizar um evento para o feito.

Nota Final

Como se pode constatar pelo teor das intervenções das Entidades presentes e pelo relato dos vários órgãos da comunicação social podemos considerar que, o sucesso da XIII Edição da Gala correspondeu às expectativas, e, por isso, em muito contribuiu para dignificar e prestigiar a classe dos treinadores portugueses e o desporto aveirense.

Listas de Premiados 2008/09

CAMPEONATOS NACIONAIS

Melhor Classificado da II Divisão de Honra – Francisco Chaló ( C. D. Feirense )

Melhor Classificado da II Divisão – B – ( )

Melhor Classificado da III Divisão – ------ (_____________)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional da I Div. de Juniores - A – (_______)

Melhor Classificado C. Nacional da II Div. de Juniores - A – Vasco Coelho (Feirense)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Juniores – B – (---- )

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Juniores – C – Néné ( Sanjoanense)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Futebol Feminino - (……?……)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Futsal – II Divisão - ( -------- )

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Futsal – III Divisão - ( -------- )

CAMPEONATOS DISTRITAIS

1 º Classificado da I Divisão Paulo Almeida ( Cesarense)

1 º Classificado da II Divisão – Pedro Alexandre Silva (S. Roque)

1 º Classificado da III Divisão – Armindo Gomes Jorge (Ovarense)

1 º Classificado da I Divisão de Juniores A – Joaquim Jorge Lima Pereira (Lourosa)

1 º Classificado da II Divisão de Juniores A – José Alberto Tavares(Oliveirense)

1 º Classificado da I Divisão de Juniores B – Aguinaldo Melo ( Beira - Mar)

1 º Classificado da II Divisão de Juniores B – José Simão Ferreira (Oliveirense)

1 º Classificado da I Divisão de Juniores C (Iniciados) – José Maria Almeida (Águeda)

1 º Classificado da II Divisão de Juniores C (Iniciados) – (Rio Meão)

1 º Classificado de Juniores – D - Infantis A – Vasco Costa (Sanjoanense)

1 º Classificado de Juniores – D - Infantis B – (Taboeira)

1 º Classificado de Juniores – E Escolas A - Tiago Oliveira (Feirense)

1 º Classificado de Juniores – E Escolas B - Pedro Tavares (Feirense)

1 º Classificado de Futebol Feminino - Ana Paula Almeida (C. Albergaria)

1 º Classificado da I Divisão Futsal Carlos Santos ( Fusal C. Azeméis)

1 º Classificado da II Divisão Futsal António Ramalho ( A. J. Fiães )

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores A – Carlos L. Santos (ACR Vale Cambra)

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores B – Aurélio Conceição (C.C. O. Bairro)

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores C – Ruben Rocha (Grecor)

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores D – Fernando Oliveira (C. P. Telecom)

1 º Classificado da I Divisão Futsal JunioresE – Bruno Pinto (GRC Dínamo Sanjoanense)

1 º Classificado Futsal Feminino Nuno Rosário ( Lusitânia Lourosa)

1 º Classificado de Veteranos – ? (S. João Ver)

TAÇAS

Vencedor da Taça Distrital de Aveiro (Masc.) Carlos Manuel Ferreira (Bustelo)

Vencedor da Taça Distrito de Aveiro Feminino - Ana Paula Almeida (C. Albergaria)

Vencedor da Taça Distrital de Futsal (Masc.) Carlos Santos (Futsal C. Azeméis)

Vencedor da Taça Distrital de Futsal Feminino - Arminda Ruela (C.CR Veiros)

Vencedor da Super Taça Distrital de Futsal (Masc.) – Carlos Santos (Futsal C. Azeméis)

Vencedor da Super Taça Distrital de Futsal Feminino - Nuno Rosário ( L. Lourosa)

Vencedor da Super Taça Distrital da A. F. Aveiro - Carlos Manuel (Bustelo)

Vencedor da Taça de Veteranos - ? (S. J. Ver)

Vencedor da Super Taça de Veteranos - ? (S. J. Ver)

B – DISTINÇÕES

AGENTES DESPORTIVOS QUE SE DISTINGUIRAM AO SERVIÇO DO FUTEBOL DISTRITAL E NACIONAL / INTERNACIONAL:

Melhor Dirigente Distrital do Ano: – Dr. Elísio Amorim Carneiro (Pr. A. F. Aveiro)

Jogador Revelação do Ano – Ludovic (C. D. Feirense)

Melhor Árbitro do Ano – Sandra Bastos

Prémio Atleta Jovem Revelação - Ezequel Gomes

Prémio Imprensa: Jornalismo RegionalMarcotim ( O Regional )

Prémio Carreira - Vermelhinho

Prémio "Mérito Especial" Futebol Internacional – Manuel José

Listas de Premiados 2009/10

CAMPEONATOS NACIONAIS

Melhor Classificado da II Divisão de Honra – Litos ( S. C. Portimonense )

Melhor Classificado da II Divisão – B – Henrique Nunes ( F.C. Arouca )

Melhor Classificado da III Divisão – ------ (_____Cesarense?_aguarda-se________)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional da I Div. de Juniores - A – (_____?_____)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional da II Div. de Juniores - A – ( __________)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Juniores – B – Paulinho (Feirense)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Juniores – C – Martelinho ( Feirense)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Futebol Feminino - (……?……)

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Futsal – II Divisão - ( ------?-- )

Melhor Classificado do Campeonato Nacional de Futsal – III Divisão - ( ----?---- )

CAMPEONATOS DISTRITAIS

1 º Classificado da I Divisão ( )

1 º Classificado da II Divisão – ( )

1 º Classificado da I Divisão de Juniores A – José Alberto Tavares (Oliveirense)

1 º Classificado da II Divisão de Juniores A – ( )

1 º Classificado da I Divisão de Juniores B – ( )

1 º Classificado da II Divisão de Juniores B – Sebastião Tomé “Tião” (Oliveirense)

1 º Classificado da I Divisão de Juniores C (Iniciados) – (________?________)

1 º Classificado da II Divisão de Juniores C (Iniciados) – ( ? )

1 º Classificado de Juniores – D - Infantis A – ( ? )

1 º Classificado de Juniores – D - Infantis B – ( ? )

1 º Classificado de Juniores – E Escolas A - ( ? )

1 º Classificado de Juniores – E Escolas B - ( ? )

1 º Classificado de Futebol Feminino - ( ? )

1 º Classificado da I Divisão Futsal ( ? )

1 º Classificado da II Divisão Futsal ( ? )

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores A – ( ? )

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores B – ( ? )

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores C – ( ? )

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores D – ( ? )

1 º Classificado da I Divisão Futsal Juniores E – ( ? )

1 º Classificado Futsal Feminino ( ? )

1 º Classificado de Veteranos – ? ( )

TAÇAS

Vencedor da Taça Distrital de Aveiro (Masc.) – ( ? )

Vencedor da Taça Distrito de Aveiro Feminino - ( ? )

Vencedor da Taça Distrital de Futsal (Masc.) – ( ? )

Vencedor da Taça Distrital de Futsal Feminino - - ( ? )

Vencedor da Super Taça Distrital de Futsal (Masc.) – - ( ? )

Vencedor da Super Taça Distrital de Futsal Feminino – - ( ? )

Vencedor da Super Taça Distrital da A. F. Aveiro - ( ? )

Vencedor da Taça de Veteranos - ? (S. J. Ver)

Vencedor da Super Taça de Veteranos - ? (S. J. Ver)

B – DISTINÇÕES

AGENTES DESPORTIVOS QUE SE DISTINGUIRAM AO SERVIÇO DO FUTEBOL DISTRITAL E NACIONAL / INTERNACIONAL:

Melhor Dirigente Distrital do Ano: Carlos Pinto (F. C. Arouca)

Jogador Revelação do Ano – Manuel Godinho (U. D.Oliveirense)

Melhor Árbitro do Ano – Jorge Tavares

Mérito InternacionalVítor Pereira

Treinador Antiguidade: Dr. Rui Maia

Prémio de Carreira – Fernando Vinagre

Prémio Imprensa: Órgão C. Social do Ano Rádio Águia Azul

Prémio Gratidão: Mestre José Neto

Prémio Gratidão: Dra. Dulce Gil

Prémio "Mérito Especial Dirigente Nacional do Ano”Dr. Gilberto Madaíl (Pr. FPF)

Sem comentários: