sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL - ACÇÃO ACTUALIZAÇÃO DE TREINADORES DE FUTSAL JOVEM - S. JOÃO DA MADEIRA, 22/11/2010





Teve lugar no auditório do Centro de Formação Desportiva em S. João da Madeira a assembleia geral eleitoral do Núcleo e um colóquio sobre Futsal.

Participaram neste evento cerca de meia centena de treinadores de futebol de 11 e Futsal entre os quais: Carlos Secretário, Flávio das Neves, Adelino Teixeira, Joaquim Queirós, José M. Sá Santos, José Manuel Julião, José Comprido, Fernando Queirós, António Luís Bernardes, Américo Teixeira, Augusto Costa, Ângelo Resende, Jorge Carvalho, Nuno Rosário, David Lopes, Joel Santos, Delfim Pereira, Bruno Ferreira, João Araújo, Paulo Marques, Teixeira Sousa, o presidente da ANTF, prof. Silveira Ramos, os vice-presidentes da ANTF Manuel Sousa e Vítor Urbano e o representante da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Sr. João Oliveira.

Na cerimónia de abertura o representante da autarquia local deu as boas-vindas a todos e disse que era uma honra receber tão ilustres figuras do desporto, nomeadamente do futebol e futsal. Seguidamente, felicitou o Núcleo pela iniciativa e agradeceu o facto de terem escolhido S. João da Madeira para a sua realização. Finalmente, manifestou a disponibilidade da autarquia para apoiar e colaborar na organização de outros eventos.

Assembleia Geral

Da ordem de trabalhos constavam os seguintes pontos: 1-Apresentação do Relatório e Contas de 2009 e Plano de Actividades e Orçamento para 2010; 2 - Eleição dos Corpos Gerentes – Triénio 2010/2013; Outros assuntos de interesse para a Classe. Distribuição dos troféus da época 2009/2010 begin_of_the_skype_highlightingend_of_the_skype_highlighting. (Distinções que não foram atribuídas na XIII Gala, uma vez que na altura as classificações ainda não estavam definidas).

Quanto ao Relatório e Contas de 2009 apresentado verifica-se que o mesmo foi cumprido e excedeu as expectativas, registando-se um saldo positivo acima de cem euros. No que diz respeito ao Plano de Actividades para 2010, para além da realização da XIII Gala e da presente acção foram anunciadas outras a levar ainda a efeito, designadamente no próximo dia oito de Dezembro.

A acrescentar aos vários protocolos que o Núcleo tem com algumas instituições, como por exemplo ginásios e advogados, foi comunicado que vai ser assinado ainda este ano outro com a Dental Fashion, em S. João da Madeira. Por último, foi ainda informado que a Câmara Municipal de S. João da Madeira passa a ceder o Auditório do Centro de Formação ao Núcleo de Treinadores para acções de informação/formação.

Quanto ao Acto eleitoral, Manuel Pinho renovou a sua liderança no Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro, para o triénio 2010/2013 begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting, depois da lista que encabeçou ter sido a única que se apresentou a sufrágio e recebido a totalidade dos 17 votos entrados na urna.

As linhas programáticas da direcção que renovou mandato, assentam na mesma génese da criação do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro: “Unir, defender e dinamizar a classe de treinadores dentro dos princípios éticos e deontológicos”. Fomentar, dinamizar e consolidar o associativismo dos treinadores na organização da classe e reforçar a posição da mesma junto das entidades da região, são alguns dos objectivos da direção do núcleo aveirense, que irá também procurar participar activamente em acções e actividades que lhe forem delegadas pela direcção da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). A defesa dos interesses dos associados é outra das prioridades, estando previsto a criação de um serviço de atendimento para funcionar na sede do Núcleo, devendo manter-se também a organização de acções de informação e formação para os vários níveis de qualificação dos treinadores.

O especial destaque passa por lutar, “junto das autarquias da região, pela cedência de um espaço para a instalação da sede do Núcleo, que seja mais condigno com as suas competências e actividades que lhe são cometidas”.

No final, houve a tomada de posse do reeleito Manuel Pinho, com uma lista de continuidade em alguns casos, mas também com algumas caras novas, nomeadamente de treinadores de futsal.

Colóquio

Durante o período de realização do acto eleitoral decorreu um colóquio destinado aos treinadores de futsal de jovens, no âmbito do programa de formação de recursos humanos. A acção foi promovida pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal e com a colaboração da Câmara Municipal de S. João da Madeira, da A. F. Aveiro, da A. D. Sanjoanense e do Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro. O Presidente da ANTF, prof. Silveira Ramos, abordou a “Organização e deontologia da classe e o contrato colectivo de trabalho”, enquanto a intervenção do prof. Luís Miguel Oliveira, docente universitário e formador de cursos da ANTF, FPF e UEFA, incidiu na “Organização do Processo de Treino no Futsal Jovem”.

A sua relevância e actualidade dos temas em debate “prendeu” a atenção dos participantes às intervenções dos reputados prelectores. Destacamos do prof. Silveira Ramos entre várias explicações sobre o contrato colectivo de trabalho, disse estar em negociações com a Liga Profissional, até porque, como foi referenciado, o C.C.T. em vigor é do ano de 1999.


Salientámos ainda algumas frases do prelector: “- Para ser dirigente, jogador ou agente desportivo, não é necessário ter formação, mas para ser treinador de futebol é obrigatório ter formação. - Para haver clubes bons tem que haver treinadores estáveis.
- Os treinadores em Portugal não sabem tudo de tudo, mas sabem de tudo, ao contrário de treinadores de outros países”.
Seguidamente, o prof. Luís Oliveira passou a desenvolver o seu tema:
“Organização do Processo de Treino no Futsal Jovem”.com a participação activa da plateia.


Durante mais de 90 minutos explicando sistemas técnico-tácticos do futsal, foi provocando sistematicamente a participação dos presentes numa sessão que terminou alguns minutos do dia seguinte, derivado ao grande interesse manifestado pelos participantes nos temas abordados. No final, foram tecidos rasgados elogios á competência dos prelectores, ao elevado nível de qualidade da acção, tendo sido sugerido a
realização de outras sessões para outras localidades do distrito.

Sem comentários: