Decorreu, na passada sexta-feira (27.05.2011), no Auditório da Junta de Freguesia de Lourosa o Colóquio subordinado ao tema: "Da Formação ao Alto Rendimento - Contributos para o Desenvolvimento do Futebol". Foi uma organização da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol e do seu Núcleo de Aveiro com o apoio e colaboração do Gabinete de Desporto da Junta de Freguesia de Lourosa, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da A. F. Aveiro. Estiveram presentes 104 pessoas, na sua maioria treinadores dos vários escalões, entre os quais, José Pedro Mota, Flávio das Neves, Carlos Santos, Américo Teixeira, Antonino Fonseca, José Luís Correia, Filipe Brandão, Óscar Mendes, Manuel Madureira, António Luís Bernardes, Rui Ferreira, Luís Miguel Martins, Edmundo Silva, Ângelo Resende, Seminário, Paulinho Pinto, Tiago Oliveira, António Sá, Joaquim Cardoso, Nuno Rosário, David Lopes, Darcílio, Camilo Guedes, Nuno Anselmo, António Tavares, Tavares da Silva,, Pedro Resende, Jean Mickael, bem como os presidentes do C. D. Feirense, Rodrigo Nunes, e U.D. Oliveirense, José Godinho, etc.
Este evento insere-se no programa das comemorações do 25.º aniversário da ANTF e estava aberto à participação (Gratuita) de Treinadores, Atletas, Pais, Dirigentes, outros Agentes Desportivos, Órgãos de Comunicação Social e Público em geral.
PROGRAMA
20H30 – Sessão de Abertura – Dra. Cristina Tenreiro, Vereadora Desporto C. M. Feira
- Dr. Sérgio Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Lourosa
- Prof. Silveira Ramos, Presidente da ANTF
20H45 – Construção e uma Ideia de Jogo – Rui Quinta, Formador Cursos FPF/UEFA, Treinador
21H30 – Motivar para Ganhar – Mestre José Neto, Prof. ISMAI, Formador Cursos FPF/UEFA.
22H15 – O Atleta e sua Experiência – Adé, ex-atleta do Sporting e Sanjoanense, Treinador
23H00 – Debate – “Contributos para o Desenvolvimento do Futebol”
- Silveira Ramos, Presidente da ANTF
- Dr. Elísio Carneiro, Presidente da AFAveiro
- Rodrigo Nunes, Presidente C. D. Feirense
- Adelino Teixeira, ex-Atleta F. C. Porto, ex-Treinador Adjunto Selecção Nacional A.
Sessão de abertura
O Presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, Dr. Sérgio Ribeiro, deu as boas-vindas a todos os presentes, dizendo que era uma grande honra receber nas suas instalações pessoas tão ilustres do mundo do futebol, designadamente, o Presidente da ANTF, Silveira Ramos, o Presidente da A. F. Aveiro, Dr. Elísio Carneiro, os prelectores Mestre José Neto, o Presidente do C. D. Feirense, Rodrigo Nunes, Adelino Teixeira, Rui Quinta e Adé, assim como a Vereadora do Desporto da C. M. Feira, Dra. Cristina Tenreiro e outros treinadores de méritos reconhecidos e agentes desportivos que se encontravam na plateia, oriundo de outros distritos, inclusive, de C. Branco.
Dra. Cristina Tenreiro (C. M. Feira) – Felicitou a ANTF e o seu Núcleo por ter escolhido o concelho para a realização do colóquio, cujo conteúdo programático reputava de vital importância para o enriquecimento e valorização de conhecimentos dos Treinadores e agentes desportivos presentes. O concelho da Feira tem um elevado número de clubes e colectividades e regista uma taxa de prática desportiva da sua população que é bastante superior à média nacional. Portanto, estava muito satisfeita por estar a participar num evento de elevado nível e interesse para o desenvolvimento desportivo, bem como pela forte aderência registada, manifestando a sua total disponibilidade para apoiar iniciativas idênticas a levar a efeito no futuro.
Prof. Silveira Ramos – Começou por saudar todos os presentes e agradeceu as amáveis palavras dos anteriores intervenientes. Sobretudo o seu importante apoio e colaboração dados na organização do evento, bem como pelo Núcleo de Aveiro, sem o qual seria praticamente impossível a sua realização. Seguidamente disse: este evento insere-se numa das linhas de orientação do programa de acção do seu mandato que visa estabelecer a aproximação e reforçar a relação com os associados, assim como, do programa das comemorações do 25.º aniversário, que tem previsto um conjunto debates a realizar por varias regiões do país, subordinado ao tema: “Contributos para o Desenvolvimento do Futebol”, cujas conclusões finais farão parte de um projecto a apresentar oportunamente.
Das intervenções feitas registam-se as seguintes ideias:
Rui Quinta - Na sua brilhante prelecção começou por defender aquilo que é a identidade de um clube onde as duas áreas (formação e futebol sénior) estejam intimamente ligadas. A formação deve trabalhar para abastecer a equipa sénior. Para isso terá que se estabelecer um plano de intervenção, promovendo uma progressão metodológica (três etapas – fundamentos, aperfeiçoamentos e rendimento) ao longo do processo de formação para que os jogadores adquiram as competências necessárias de forma a que no final do trajecto possam integrar a equipa sénior do clube.
Há que definir uma ideia de jogo (como atacar, como defender, como reagir à perda da bola, como reagir ao ganho da bola) que ajude todos no clube a saberem orientar a sua intervenção, promovendo uma identidade e uma mística fundamentais para uma cultura de vitória.
Todo este processo deverá ser construído nas sessões de treino adaptadas às diferentes fases de desenvolvimento dos jogadores, tendo como referência os princípios de jogo da equipa sénior. Tem ainda como objectivo ajudar a definir um determinado padrão de jogador que se identifique com a cultura do clube e, ao mesmo tempo, consiga adquirir capacidade para poder integrar clubes de maior dimensão, inclusive as selecções nacionais.
Em suma, esta é a lógica que considerava fundamental para rentabilizar o investimento feito ao longo do processo de formação dentro de um clube.
Mestre José Neto – Agradeceu o honroso convite para participar no Colóquio ao lado de distintos oradores e felicitou o Núcleo por mais esta excelente iniciativa, apontando-o como um verdadeiro exemplo a nível nacional pelo trabalho desenvolvido na área da formação em prol da classe.
Entrando no seu tema, mais ma vez, deu uma brilhante lição sobre o papel do Treinador como líder e na motivação não só do seu grupo de trabalho como de todos os que envolvem o seu clube, designadamente os sócios e simpatizantes, na obtenção do sucesso. Portanto, nos dias de hoje, o Treinador tem uma função muito mais abrangente para além de orientar e treinar a equipa. Assim sendo, cada vez mais é preciso investir na sua formação para corresponder com eficácia aos novos desafios que lhe são colocados. Citando um autor conhecido: …Quem só percebe de futebol, de futebol nada sabe.
Adé – Fez um breve resumo do seu percurso como atleta, desde a sua iniciação na modalidade até à alta competição, referindo-se à grande influência que o Eusébio teve nos jovens da sua geração. Falou da sua experiência como atleta e, depois, como treinador. Fez algumas comparações entre as condições e aquilo que se fazia no seu tempo e a realidade actual. Fez ainda reparos e alertas para aquilo que se passa ao nível dos escalões de formação. Subscreveu algumas dos pontos de vista defendidos pelos seus antecessores neste domínio e apontou caminhos, segundo a sua perspectiva. Um dos grandes problemas que apontava era o facto dos clubes aproveitarem e apostarem muito pouco nos jovens que se formam nas suas escolas de formação.
Debate:"Contributos para o Desenvolvimento do Futebol"
As principais conclusões, são: Quadros Competitivos – se, sem termos distritais ninguém levantou questões. Agora, em termos nacionais deve haver reestruturação dos campeonatos, pois em alguns casos acabam cedo e os atletas ficam muito tempo sem competição. Quanto à II Liga, tem que ser reformulada, pois é um campeonato bastante competitivo, mas tem que se fazer algo no sentido de gerar mais receitas e diminuir despesas. Já foram feitos estudos "sócio-económicos e desportivos", para avaliar o modelo em vigor e as possibilidades "ou não" de haver alterações no formato. No entanto, terá que se fazer um estudo sério que tenha em conta também as implicações com o futebol não profissional.
- Outro aspecto focado foi a falta de aposta nos atletas portugueses. Nas várias competições, os clubes têm uma pequena percentagem de atletas portugueses e, por isso, é preciso criar regulamentos que reduzam o número de estrangeiros por equipa. Isto já se passa nas camadas jovens, bastava analisar a constituição das equipas dos Juniores A da 1.ª Divisão. Já se começa a sentir fortes implicações no campo de recrutamento para as selecções nacionais dos vários escalões.
- O dirigente é um agente fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Portanto é preciso que o Estado defina e regulamente o Estatuto de dirigente, que clarifique a diferença entre dirigente profissional e dirigente voluntário, e implemente medidas no sentido proporcionar uma formação adequada para melhorar as suas competências e a qualidade da sua intervenção. O testemunho dos presidentes do C. D. Feirense e da U. D. Oliveirense, os quais, consideram que, grande parte do seu êxito na gestão dos respectivos clubes se deve aos conhecimentos adquiridos e á experiência acumulada durante os mais de dez anos à frente dos departamentos das camadas mais jovens, são exemplo disso.
- “Apesar de sermos um país pequeno e da actual crise económica e social os Clubes, designadamente o F. C. Porto e o Braga disputaram a final da Liga Europa e o Benfica chegou às meias-finais, deixando outros colossos do futebol europeu para trás. Temos dos melhores Jogadores e Treinadores do mundo espalhados pelos quatro continentes, como se comprova pelos títulos conquistados.”
- Por isso o futebol deve ser olhado de outra forma e com mais respeito. Mas, é preciso implementar medidas para melhorar a sua credibilidade. Tem que haver mais ética e Fair Play entre os seus agentes. Só assim poderá atrair mais patrocinadores para aumentar as suas receitas.
- De um modo geral, o agente desportivo deve ter consciência que o mundo está em constante mutação e, por isso, devem procurar regularmente actualizar conhecimentos para corresponder às expectativas das instituições que servem ou daqueles que deles dependem.
Manuel Sousa (ANTF) pediu a palavra para dizer: “Não vou fazer perguntas, apenas felicitar e dar os parabéns aos prelectores pelas brilhantes intervenções que prenderam a atenção dos presentes. Se lhe fosse permitido, queria fazer um reconhecimento público e manifestar a sua gratidão à A. F. Aveiro, e que se atrevia mesmo a dizer que estava a expressar o sentimento da maioria dos presentes:
- Pela forma como assinalaram (divulgação no site e minuto de silêncio em todos os Jogos) o triste acontecimento do falecimento do prof. António Lemos, que muito deu à modalidade: treinou vários Clubes: Anadia, Oliveirense, Ovarense, Beira-Mar, etc, foi por várias vezes Seleccionador e Treinador Distrital, tendo-se sagrado Campeão Nacional de Iniciados em 1981 e conquistado outros torneios ao serviço da AFA.
- Atribuição do nome do malogrado Joaquim Teixeira Treinador, Ex-Presidente do C. Fiscal do Núcleo e ex-dirigente da AFA, pelos relevantes serviços prestados ao futebol do distrito, distinguindo-se pela paixão, trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento do futebol, sendo um dos autores do projecto de reestruturação dos campeonatos distritais e a criação da Taça e Super-taça distrital. Final da super-taça que se vai disputar no próximo dia 18 de Junho, no Estádio do Lourosa.
Assim, aproveitava a oportunidade para vos convidar a todos para estarem presentes e associarem-se a esta justa e merecida homenagem a um treinador e verdadeiro “homem do futebol”.
Toda a instituição que se preze, não se esquece de reconhecer e homenagear aqueles que a melhor serviram e contribuíram decisivamente para o seu rico historial.
Assim sendo, queria dizer ao Dr. Elísio Amorim Carneiro e aos membros da sua direcção que, com estes actos de profundo significado, demonstraram estar à altura dos cargos que desempenham e, por isso, os Treinadores e os homens do desporto estão-lhe muito gratos.
Presidente do Núcleo, Manuel Pinho, coube-lhe encerrar o colóquio começando por dar os parabéns à Junta de Freguesia de Lourosa pelo seu excelente e bonito auditório e, de um modo especial, ao Sr. Presidente Dr. Sérgio Ribeiro, ao Gabinete do Desporto, dirigido pelo sr. Armando Teixeira e ao vogal sr. Eurico Oliveira e seus colaboradores por todo o apoio e colaboração dados na organização desta acção, bem como à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e à A. F. Aveiro. Finalmente, manifestou a disponibilidade do Núcleo para colaborar na organização de actividades que pretendam levar a efeito no futuro e agradeceu a participação de todos e, de um modo muito especial, aos prelectores que corresponderam ao convite formulado, congratulando-se com a excelência das suas intervenções que em muito contribuiu para o êxito do evento, como foi amplamente reconhecido pelos muitos que tiveram o privilégio de nele participar.
Aos Prelectores foram oferecidas lembranças alusivas ao evento pelo Presidente da ANTF, e distribuídos certificados de participação a todos os presentes, pelo o Núcleo de Treinadores.